27 Dezembro: 0,09
07 Março: 0,00
30 Maio: 0,13.
A linha de corte - para definirmos se é "positivo" ou "negativo" para a doença é 0,01. Ou seja, estamos positivo-negativo-positivo.
Esse resultado pode ter sofrido alguma alteração em função da infecção recente que ele teve. Precisamos acompanhar mais de perto e ele vai repetir o exame em 30 dias (em vez de em 90 dias). O que importa, segundo o médico, é observarmos a tendência, a curva - e não apenas um resultado isolado. Ainda assim, por precaução, o médico o incluiu na busca por doadores de medula óssea. No momento, nada mais a fazer. A quimio de manutenção, oral, em casa, se mantém igual. Nada a fazer, se não esperar e rezar, rezar muito.
Bem, sempre há algo mais a se fazer, além de rezar, portanto, eu imploro a todos: DOEM MEDULA ÓSSEA. Pode ser que nosso pequeno precise... E se ele de fato vier a precisar, o pior que pode acontecer é passarmos anos esperando por um doador. A compatibilidade é rara (1 doador compatível para cada 20 mil habitantes). Para cobrirmos a necessidade de doações, precisaríamos de muito mais doadores - e temos apenas cerca de 4 milhões no Brasil.
Conto com as orações e as ações de todos: compartilhem meu pedido de doação.
Para quem tem dúvidas sobre como doar medula óssea, aí vai:
Caso você decida doar
1. Você precisa ter entre 18 e 54 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).
2. Onde e quando doar
É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros nos estados. No Rio de Janeiro, além do Hemorio, o INCA também faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h. Não é necessário agendamento. Para mais informações, ligue para (21) 3207-1064.
3. Como é feita a doação
Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.
Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.
Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.
A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana. O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.
Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, preencha este formulário.
O ERIK E SEUS AMIGOS AGRADECEM!
Fonte: INCA - Instituto Nacional do Câncer
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/orientacoes/site/home/informacoes_sobre_doacao_de_medula_ossea?id=8032a28047bb2ff69f1cdf254b8b0222&WCM_Page.ResetAll=TRUE&CACHE=NONE&CONTENTCACHE=NONE&CONNECTORCACHE=NONE&SRV=Page
Estamos juntos Valéria! Preces e ações em favor de doação de medula! Vamos lá!
ResponderExcluirQuerida! Vou compartilhar, estimulando a doação de medula. Eu, de qualquer forma, já ultrapassei a faixa etária para doação. E oração, pensamento positivo, para que apareça um doador, isso estou sempre no foco. Beijo Grande. Vamos torcer muito. Vai dar tudo certo!! Beijão.
ResponderExcluirHá muito tempo falo que quero me cadastrar como doadora, e por motivos de correria do dia a dia, acabo não indo. Mas ao ler esse post, estou decidida: vou me cadastrar e tentar levar amigos comigo, numa corrente! Força para vocês!
ResponderExcluirQuerida amiga e companheira nesta luta contra a Leucemia. Quero te dizer, que ainda que essas últimas notícias não sejam as melhores, creia que Deus esta no controle de tudo, e que esse percentual de dificuldade Em compatibilidade de medula pode ser alcancada Sim!! Procure olhar para às histórias que deram certo. Veja meu filho Gabriel, um LLA duplo / PH + Misto Alto Risco. Começou o tratamento Com proguinósticos ruins, mais foi ultrapassando barreiras e chegou ao transplante alogenico , não Aparentado Sei que não É fácil , mais creia que os propósitos de Deus jamais serão frustados! Conte comigo amiga, somos uma família ! Abraços
ResponderExcluirCadastro feito hoje, dia 22/08/2014. Pelo Erik e por todos os outros que esperam!!! Coragem e Força, Erik! :)
ResponderExcluirHá muito tempo não venho aqui...O que dizer pra você, minha querida?! Bom...Quero que saiba que cada vez que leio uma postagem sua com notícias do seu lindo eu só posso te admirar por ter tanta força. Você é guerreira em sua essência e mais do que vitoriosa por tudo o que já passou e superou. Tudo o que está acontecendo é apenas mais uma etapa da luta, Valéria! Erik vai se curar!!! Sei que você e todos os que te estimam acreditam nisso e é assim que será. Um abraço muito forte e carinhoso em você e na sua linda família!!! Conte com as minhas orações
ResponderExcluir