Nossa última internação programada. Começou a quimioterapia agora, há poucos minutos. Serão 24h. Erik está bem, feliz, alegre, bem disposto. Querendo brincar, viver. Tomara que ele não enjoe muito. Eu estou cansada de estar aqui dentro. Já dava para contabilizar quase 80 dias. Lembro do livro do Júlio Verne, a volta ao mundo em 80 dias, viagem que seu personagem faz em um balão. Penso que são 80 dias de uma viagem transformadora, cheia de percalços, que nos levou à outras dimensões da vida, onde as regras são outras, onde a vida tem um valor diferente. Está terminando. A próxima fase tem dois meses, que serão cumpridos no ambulatório, indo e vindo de 3 a 4 x por semana.
Estamos numa enfermaria coletiva, no momento com 3 pacientes. Todos meninos, um de 17, outro de 10 e o Erik. O de 10 é acompanhado pelo pai, caso raro. Chegamos ontem, hoje vamos para nossa 2a. noite aqui. Preguiça e tédio. Mas, sinceramente, não queremos emoções. Todo mundo torce para que o tédio continue, e o dia passe pontuado apenas pelas 6 refeições servidas, pela hora das medicações, pela hora de colocar o termômetro. Minha distração foi ter criado o grupo do Face, Mães do Inca. Leio lá a experiência de mães que, como eu, vivem esta mesma realidade. Sairemos daqui outras pessoas, com outras perspectivas.
Meu pai deve fazer um retiro de 3 meses no Japão, parte da sua formação como monge zen budista. Temos dito entre nós dois que o INCA é o meu mosteiro. Tudo tão intenso, sem folga, cronometrado. Porém, aqui, não queremos estar centrados no presente, no aqui e agora. Queremos focar noutro lugar, noutro tempo. Acreditar que o futuro é possível, que os sonhos ainda podem ser sonhados.
Meu desejo: que um dia eu e o Edson, juntos, possamos ser avós dos filhos dos nossos filhos. Quero ver a Elena e o Erik com filhos. Eles hão de ser bons pais.
Valéria vai dar tudo certo!! É difícil ficar esperando enquanto entra a medicação, mas que nem tu falou quanto mais tédio nesta espera melhor. Vocês vão fazer só esta e vão embora??
ResponderExcluirQue lindo Valeria, que os ventos soprem a favor de vocês e que tudo isso não seja nada mais que uma viagem transformadora.
ResponderExcluirAcompanho seu blog e sempre me emociono com seus post! Muita Luz!!!! E sim, seras uma avó MUITO coruja!!!! Dani
ResponderExcluirValéria não nos conhecemos, mas pelo facce o Monge Genshô compartilhou seu link e entrei para ler, e quis te dizer que há 10 anos fiz tratamento de quimio e radio, com certeza m quimio menos agressiva que a do Erik, mas muito incomoda, pois tinha que ficar por duas vezes 4 dias internado com a quimio ligado no cateter durante 24hs, e porque estou dizendo tudo isso é para aliviar a tensão do momento, hoje penso naquela época e parece que foi quase com outra pessoa, outra vida...então lembre que daqui algum tempo tudo isso vai ter passado e assim como as estações depois do inverno só pode acontecer a primavera...
ResponderExcluirOlá! Sou médico acupunturista! Há. Dois medicamentos chineses fantásticos para esse caso, por favor, me escrevam para eu poder enviar detalhes com segurança. Meu email: cemec.cursos@ gmail.com
ResponderExcluirMonge Jinke