Erik dorme. Estamos no INCA, internamos hoje, mais uma vez. Na verdade, viemos na 3a. feira para internar, mas a imunidade dele estava baixa demais e o Dr. Alexandre Apa achou que duas injeções em casa seriam suficientes para fazer subir a imunidade e permitir a internação para a primeira etapa da quimio desta fase de "intensifcação". Fizemos uma injeção ainda na 3a., aqui no ambulatório mesmo, para pegar mais uma dose na farmácia e voltar para casa. Ontem dei a primeira injeção da minha vida em casa! Tremi de medo, mas acho que passei no teste.
Hoje voltamos na esperança de que ele já estivesse suficientemente forte para começar a quimio, mas não estava... A imunidade baixou mais ainda! E ainda teve um agravante: desde ontem o Erik está com os olhos muito vermelhos e inchados, e o médico diagnosticou um quadro viral de conjuntivite. Consequências de quem está sem defesas e pega qualquer coisa que tenha passado por perto. O médico então decidiu não esperar mais para internar, assim ele pôde dar mais uma dose de medicação para aumentar a imunidade já no soro, supervisionada aqui no hospital, e acompanhar a evolução dessa virose.
Ficamos no isolamento, com precaução de contato... Agora, a internação que deveria ter sido de 3à à 6a, e garantiria que eu já estivesse em casa para passar o final de semana em família, provavelmente vai durar uma semana... enfim, é isso que quero dizer com "estar disponível", e saber que cada vez que venho aqui não sei quando saio... Estou enfiada no meu pijaminha azul do INCA, embaixo das cobertas... pois faz um frio danado para o Rio de Janeiro...
Sei que ficou meio confuso, mas estou cansada demais para revisar. Espero que entendam o que aconteceu.
Nesta 3a. feira também enterramos uma amiga querida, Silvaninha Amorim, esposa do nosso amigão Sadil Breda, cinegrafista de mão cheia, diretor de fotografia talentoso. E mãe dos queridos e talentosos Pedro e Luísa Breda. A Silvana lutava contra o câncer há 5 anos. Tinha sido dada como curada no final do ano passado, mas apareceu de novo... desta vez no pulmão. Ela faleceu durante um procedimento... e deixa muitas, muitas saudades. Quem leu os posts desde o início deve lembrar que eu contei aqui a visita dela ao Erik, na nossa primeira internação. Foi um momento importante, daqueles em que duas pessoas se olham nos olhos e entendem uma a outra. Fico feliz que tenhamos tido essa oportunidade... Vai em paz, Silvana... Cuida de tudo aí de cima! Faz um lobby com Deus, prá que o Erik vença essa luta...! Iluminastes todos à tua volta, criastes filhos maravilhosos e fizestes uma família linda. Foi uma bela vida, amiga...
Minha irmãzinha Bia está neste momento no Hospital das Clínicas, em Porto Alegre, com o filho, Gabriel, de 12 anos, internado. Ele luta contra o câncer há 3 anos, mas a última reincidência foi particularmente agressiva e as metástases se espalharam... A situação do Gabi é realmente delicada, e sabemos que precisamos estar preparados para os próximos acontecimentos... Embora isso seja quase impossível. Minha irmã é uma guerreira, uma pessoa iluminada, generosa, determinada, consciente, incansável. Uma Mãe, no sentido mais amplo da palavra, com letra maiúscula e todos os méritos. Tenho muito orgulho dela, e sei que vai superar toda essa provação e retomar sua vida, com a certeza de que deu tudo de si, fez o melhor que pode, cumpriu sua missão com louvor, amou sem reservas um filho lindo e inteligente, ativo e cheio de energia, e o fez nos momentos alegres e também nos mais difíceis. Bia, eu te amo, te amo e te amo. Conte sempre comigo, a vida toda, como irmã e amiga. Queria poder estar aí, segurando a tua mão; sei que querias também segurar a minha... mas a vida nos colocou nessa situação inusitada, de estarmos as duas ao mesmo tempo na mesma luta. Isso não nos afasta, nos aproxima e permite que a gente se entenda... Sou tua fã, tu me inspiras a ser uma pessoa melhor.
Exausta. Rezem, amigos, rezem por nós: pela Silvaninha, pela família Breda; pelo Gabriel, pela Bia; pela minha mãe, que agora está lá, ao lado da minha irmã e enfrenta ela mesma um tumor na hipófise (acho que anda até esquecida do próprio problema); e por favor, rezem pelo Erik, para que ele vença, e por mim, para que eu tenha serenidade. Preciso de serenidade, sanidade, lucidez, paz de espírito, confiança, e preciso não ter pena de mim, de nós, preciso ir em frente, sem esmorecer, sem titubear, sem perder a fé, sem questionar Deus.
E doem suas medulas, por favor. Além de rezar, é tudo que vocês podem fazer: e acreditem, é muito, e é importante.
Mais uma vez, sem palavras !!! Força sempre!!! Muita saúde para Erik e Gabriel e paz para vc, Bia, sua mãe e também para a família Breda! Bjo Bárbara Rodrigues
ResponderExcluirMeus melhores pensamentos ao Erik e a todos! Fiquem bem! :D
ResponderExcluirmuita força, energia e amor! neste momento meu coração também dói por vcs!
ResponderExcluirVou colocar seus nomes na irradiação à distância, se me permitem. Estou orando por vocês...
ResponderExcluirFraternal abraço, Daniela
Boa tarde, Valéria. Meu nome é Larissa, achei o seu blog pela Dani, sua cunhada, que o compartilhou no facebook. Eu fui estagiária da Dani na Amil. Uma vez fomos todos assistir a um jogo da Copa na sua casa durante o expediente.
ResponderExcluirO seu blog é inspirador e emocionante. Nada que você escreve sobre os seus sentimentos em relação a situação atual da sua família faz pouco sentido. Faço minhas as palavras do seu pai: escreva. Embora o blog tenha começado como uma forma de terapia, é impressionante como você está conseguindo fazer o caso do Erik uma causa.
Como voluntária em uma Casa de Caridade, que trabalha diretamente com pessoas esquecidas pelo poder público e carentes dos mais básicos direitos, fico muito feliz que você se preocupe em dar voz às necessidades das mães, pais, pacientes e funcionários do INCA.
Quando, um dia, o Erik ler esse blog, aposto que terá muito orgulho da mãe que tem. E, se como você disse, não há como saber a razão de Deus para os acontecimentos, acho que a sua postura diante deles e a sua vontade de fazer o bem aos que necessitam já são em você o SIM de Maria.
Um abraço apertado de quem estará rezando por vocês todos os dias!
Obrigada, Larissa. Vejo que lestes vários dos posts, pelos teus comentários! Fico feliz que esteja servindo de inspiração... Beijos no coração!
Excluirquerida Valeria
ResponderExcluirForça, muita força , pensamento positivo sempre
estamos aqui enviando boas energias pra todos vcs
vc vai passar por isso e vai se tornar mais forte ainda
fiquem com Deus