Muita gente tem me perguntado se pode doar a medula diretamente para o nosso querido Erik. Explico. As doações de medula óssea não são nominais - diretamente para este ou aquele paciente. A doação é feita para um banco nacional de medula óssea, e a compatibilidade é checada cruzando os teus dados com os de todos que estão precisando da doação. Como a compatibilidade é muito rara - apenas um em cada 10 mil doadores é compatível - caso ocorra do Erik ser compatível com você, é provavelmente para ele que você fará a doação, pois é quase impossível seres compatível com mais de uma pessoa.
Ainda não é 100% certo que ele vá precisar da doação de medula, precisamos esperar para ver se a quimioterapia que ele está fazendo será suficiente ou não. Porém, muitas crianças que convivem aqui conosco são tão merecedoras de uma chance de viver quanto meu filhinho.
A doação é muito simples - basta você ir ao hemocentro de Porto Alegre e pedir para doar, eles vão tirar uma amostra apenas do seu sangue e classificá-lo neste banco de dados nacional. Se calhar de ser compatível com alguém, eles vão te chamar, te dizer para quem farias a doação, e se ainda estiveres disposta a doar, farás novos exames para confirmar a compatibilidade, para só então fazer a doação.
A doação é feita com um dia de internação, sob anestesia, com nenhuma dor. Vão tirar um pouco de sangue da sua medula, sangue esse que você produz e repõe diariamente, portanto não lhe fará nenhuma falta nem causará nenhuma conseqüência. Não deixe de doar, você pode salvar uma vida...! Você só precisa estar entre 18 e 54 anos, estar bem de saúde, nunca ter tido hepatite, câncer ou HIV... e já está habilitado para ser um possível herói. A Elena, nossa filhota de apenas 4 anos na foto, já fez sua doação, e somente ela pode fazer a doação nominal para o maninho. Mas a chance dela ser compatível é de apenas 25%. Ainda estamos aguardando o resultado, que demora até um mês para sair.
Além da doação de medula, são muito necessárias as doações de sangue e plaquetas. O Erik já recebeu transfusão de plaquetas duas vezes... E provavelmente acontecerão novas necessidades. Ele vem usando as plaquetas que estão no banco de sangue do hospital. Essas doações sim, podem ser nominais, beneficiando nosso Erik. Mas entendam que o que precisamos fazer é "repor" aquilo que usamos do banco geral, pois TODAS as crianças e adultos com câncer precisam de doações regulares.
Beijos e obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário