Levei meu primeiro (espero que último) susto com o Erik. Ele começou uma tosse esquisita, parecia com falta de ar. Tivemos que chamar a enfermeira, depois a enfermeira chamou a médica de plantão. Concluiu-se que foi uma reação alérgica tardia à transfusão de sangue que ele recebeu hoje. Como uma crise de asma, sabem? Resultado, oxigênio, Raio-X no quarto, nebulização com berotec e atrovent, e hidrocortizona na veia. Passou. Mas foi assustador, estou tremendo até agora.
Neste momento, ele dorme, com um certo ronquinho, mas estou esperando uma nova nebulização. Faremos de 4 em 4 horas. Não consigo relaxar para dormir, fico escutando a respiração dele...!
Bom, isso significa que, provavelmente, antes das próximas transfusões, ele provavelmente tomará algum remédio preventivo para essas reações, provavelmente um corticóide. Mais uma dose de corticóide no corpinho dele.
O problema dos dias bons, como o que a gente estava tendo, é que de repente acontece uma coisa como esta, e aí a gente se lembra da gravidade da situação - câncer, quimioterapia, transfusões de sangue, reações adversas... riscos de todo o tipo, risco de vida. Não é à toa que estamos aqui, no INCA, internados, cercados de médicos e enfermeiros... isso não é férias, definitivamente.
Detalhe: ele começou a perder o cabelo. O travesseiro está cheio daqueles fiozinhos loiros, tão fininhos...
Nervoso.
Mas vai passar.
E que bom que estamos aqui, que o atendimento é rápido em qualquer intercorrência, que a médica de plantão não é uma estagiária, mas uma pessoa bastante experiente, que passa segurança e resolve. Obrigada, Dra. Fernanda.
Aliás, obrigada Rosângela, por me ajudar. A gente pede anjos à Deus, e não se dá conta que, às vezes, é a mãe da cama ao lado que é o anjo, e esteve aqui o tempo todo.
Que eu nunca esqueça de ser grata.
As intercorrências da quimio são também indicativos de que o tratamento está acontecendo, fazendo efeito. Células más morreram com a quimio, e junto foram algumas boas, por isso ele teve que transfundir sangue... e na medida em que faz isso mais e mais vezes, mais o corpo começa a reagir.
Agora já estaremos espertos que ele pode ter esse tipo de reação e vamos prevenir.
E vai dar tudo certo, não vai?
Nossa Senhora, me dê a mão!
Vai dar tudo certo, ja esta dando tudo certo!!!
ResponderExcluirEssa fase vai passar e ai o principe vai ler a história linda que ele teve ao lado da mãe, do pai e da irmazinha...
Vai passar, tenho certeza!!!!
Vai passar, vai passar, vai passar!
ResponderExcluirBeijos!